Como reavivar os vidros foscos deixando-os com cara de novos e acetinados. Limpar os globos de vidro de iluminação externa e deixá-los parecendo novos. A decoração moderna de iluminação e muito utilizado o vidro fosco, pois o mesmo deixa a luz passar com muita pouca perda mas não permite que a lâmpada o ofusque tornando a luz e o ambiente mais agradável.
O jateamento é uma técnica que lança grãos de areia contra o vidro em alta velocidade, deixando-o com efeito fosco e opaco. O termo “jateado” refere-se ao vidro que possui um desenho ou padrão gravado, obtido ao raspar uma camada de sua superfície, ou pela aplicação de uma substância abrasiva ou ácida. … O termo “fosco” refere-se ao aspecto da superfície após o jateamento ou gravação, que retira sua transparência
Podemos fosquear facilmente em casa tomando os devidos cuidados:
Deve-se trabalhar em local ventilado, evitando o contato do produto com a pele, pois a pasta fosqueante contém ácidos.
É recomendado o uso de luvas e óculos protetores durante o manuseio do produto. Para períodos prolongados de trabalho com a pasta, utilizar máscara protetora para vapores ácidos. Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com água corrente e procurar um médico.
História do jateamento em vidro:
Desde o surgimento do vidro, o homem vem modificando-o na sua forma ou cor, para obter um melhor resultado em sua aplicação final. Para inserir texturas no vidro, primeiramente os artistas utilizaram pontas de diamante, que riscavam o material formando desenhos artesanais de rara beleza. Depois surgiu o jato de areia artístico, que vem experimentando um imenso ressurgimento e que, apesar dos avanços tecnológicos obtidos, ainda depende muito da habilidade do jateador. Ao observar uma rajada de vento contra uma vidraça, em 1870, o americano Benjamin Tilghman descobriu o processo de jateamento por areia.
Os Globos externos com o passar do tempo expostos aos intempéries, vai aderindo em sua superfície uma “crosta” de poluição, poeira com umidade criando uma película de sujeira, e dependendo do tipo de lâmpada usada o calor da mesma ajuda a amarelar mais o vidro fosco, perdendo toda a beleza do fosco, no caso do vidro leitoso fosco ainda perde mais o acetinado. (exemplos nas fotos abaixo)
Veja agora como limpar vidros fosco sujos pelo tempo. Basta seguir os passos abaixo:
1. Antes de tudo desligue a eletricidade geral por questão de segurança.
2. Retire todas as lâmpadas com cuidado pois elas podem estar quentes, principalmente se elas estavam ligadas há algumas horas. Proteja o soquete (bocal da lâmpada), pode colocar um saquinho plástico em cada soquete. Pode passar um pano úmido nas lâmpadas com um limpa vidros e deixar secar bem. Retire da armação do vidro(globo, tulipa etc..), com cuidado para não quebrar.
3. Pegue uma espoja e adicione detergente:
4. Enxágue o vidro:
5. Esfregue a esponja com detergente no vidro até tirar o máximo possível de sujeira:
6. Enxágue novamente o vidro até sair todo detergente:
7. Em um vasilhame coloque aproximadamente 200 ml de Água sanitária, se o vidro for muito velho ou estiver grudando utilize cloro:
8. Coloque o vidro em um balde plástico com água até cobrir e despeje os 200ml de água sanitária ou cloro nele:
9. Deixe de molho por algumas horas, quanto mais sujo ou encardido o vidro estiver mais tempo ele deve ficar de molho.
10. Após finalizar os processos enxágue mais uma vez até remover todo produto e resquícios que sobraram.
11. Deixe secar escorrendo em uma toalha, se quiser pode passar um pano ou toalha, mas tome cuidado para não deixar pelos do pano nele.
12. Após estar seco basta instalar novamente e pronto, você tem um globo limpo como novo 😊