Quando privado de visão, o ser humano é incapaz de interpretar imagens e movimentos. Isso porque ele só consegue enxergar corpos e ver o que eles fazem mediante a presença de luz, seja ela natural (sol) ou artificial (lâmpada).
Foi a partir desse fato que pesquisadores e estudiosos do passado começaram a se questionar: como fazer uma pessoa enxergar imagens e movimentos sem a presença de luz? Com base nessa indagação, iniciaram-se os inúmeros estudos que deram origem a um dispositivo bastante conhecido nos dias de hoje: o sensor de movimento.
Este funciona basicamente como os nossos olhos, entretanto, ele detecta corpos e movimentos tanto com a presença de luz como com a falta dela. Hoje, ele é utilizado para diversos fins, mas principalmente para aumentar a segurança de ambientes com acesso restrito.
O sensor de presença é um equipamento que utiliza tecnologia de detecção, e sua função é perceber e detectar um certo tipo de energia e sua variação. … Quando alguém entra em um ambiente que possui um sensor desse tipo, sua presença é detectada por provocar uma variação dessa energia
O Sensor de Presença tem a função de perceber, ou seja, detectar um certo tipo de energia e sua variação no ambiente. O equipamento mais utilizado funciona pela detecção da radiação infravermelha, que é emitida por fontes de calor.
Certifique-se que a lâmpada não possui restrição para ser utilizada com sensor de presença, como fluorescentes que perdem a vida útil com o ligar e desligar, as lâmpadas de Led não tem restrições.
Os sensores de presença com fotocélula possuem um alcance em media de 7 metros, ou seja, a luz irá acender automaticamente quando houver movimento dentro de um raio de até 7 metros . Essa luz permanece acesa por um tempo determinado de acordo com as opções de ajuste temporizado de 1 ou 3 minutos, definidas pelo usuário.
Mas estamos falando de economia e você provavelmente já deve ter presenciado situações em que a luz é acionada mesmo durante o dia, quando ocorre algum movimento na área em que o sensor está instalado. Essa situação gera algum desconforto e questionamento sobre a real economia de energia. É aí que entra a função FOTOCÉLULA. A função fotocélula que faz parte dos sensores de presença seja ativada automaticamente, identificando a existência de luz natural ou não no ambiente antes de acionar a iluminação. Isso quer dizer que, no momento em que o ambiente já possui algum tipo de iluminação, pode ocorrer qualquer movimentação sem que a luz do sensor seja ativada.
Será que você conhece as principais diferenças entre os sensores de presença e os sensores de movimento? … Sensor de presença: possui as mesmas funções de um sensor de movimento, mas é muito mais sensível, uma vez que pode detectar até mesmo movimentos muito pequenos.
Funcionamento dos sensores
Quando uma pessoa entra em ambiente que possui sensores de presença, ocorre uma mudança na luz infravermelha que dispara um “alarme” no equipamento, acionando então o interruptor. Alguns deles podem funcionar emitindo micro-ondas, que ao detectar movimentos ligam
Em tempos de alta na conta de luz, buscar alternativas para racionamento de energia é sempre uma boa saída. A iluminação é um meio que pode gerar economia facilmente.
Deixar lâmpadas ligadas desnecessariamente pode gerar um custo a mais para o seu bolso e uma das muitas alternativas nessa área, é a utilização de sensores de presença.
Nos atuais dias onde a conta de luz e muito cara não podemos nem pensar em instalar iluminação sem sensores de presença e fotocélulas.
O consumo de um sensor de presença, e praticamente 0 e muito baixo
Sensor de presença gera uma economia media de até 75% em energia elétrica.
Geralmente são instalados em garagens, espaços comerciais, halls e corredores, seja no teto ou na parede e podem ser utilizados com qualquer ambiente e tipo de lâmpadas: Mas para ter economia e durabilidade use as lâmpadas de LED as incandescentes, fluorescentes, halógenas, metálicas, etc são peças de museu não faz o menor sentido usá-las, tem poucas horas de vida e consomem muito energia a hora de uso delas custa muito caro.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Todos os sensores têm ajuste de tempo de duração da luz acesa. Por meio de um botão no próprio produto é possível determinar qualquer duração a partir da detecção de presença, de 10 segundos a 10 minutos (conforme o modelo).
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Rosquear direto no soquete E27 em media tem esta regulagem mas conforme a marca tem diferenças, altura máxima de 2,4 metros do piso. Regulagem de tempo: 30 segundos, 1, 2, 4, 8 ou 15 minutos. Regulagem de sensibilidade: Máxima +, detectará a presença de movimentos.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Como funcionam os setores ativos e passivos, e suas respectivas particularidades. Sensor de movimento ativo Este sensor depende de dois dispositivos para funcionar. Enquanto um sensor emite um feixe de luz infravermelho, e outro o recebe. Ambos fazem comparações constantes entre o tempo da emissão e o de recebimento do feixe. Se houver alguma diferença nesse tempo em comparação com o padrão estabelecido na varredura inicial, os dispositivos disparam o alarme, pois uma pessoa, um animal ou algum objeto cortou o feixe.
O sensor ativo geralmente é utilizado em:
• Muros de residências e empresas
• Portas e janelas
• Portões de residências, galpões e estabelecimentos comerciais
• Portas de elevadores
• Áreas de acesso restrito, como fábricas, portos e usinas hidrelétricas
• Terrenos que não têm muro de alvenaria, e somente cercas que podem ser facilmente burladas e invadidas
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Os sensores de movimento ativos mais modernos são programados para não soarem o alarme quando detectarem pequenos corpos e animais de pequeno porte. Isso porque a maioria deles são instalados em áreas abertas, onde o contato com folhas, restos de lixo e animais é muitas vezes inevitável.
No caso da extensão dos feixes, isto depende de cada sensor. Há dispositivos que emitem feixes de poucos metros, que são ideais para portas e janelas. Já outros emitem feixes de dezenas de metros, que são próprios para grandes áreas abertas, como galpões e terrenos. Dependendo da dimensão da área a ser monitorada, poderá ser necessária a instalação de apenas um sensor ativo, ou de um conjunto de dezenas de sensores.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
O sistema do sensor é programado e dimensionado para ser imune a animais domésticos de até 20 quilos. O sensor infravermelho faz a varredura do local a que foi destinado, se algum reflexo próximo ao alarme for gerado por uma massa além do peso limite, o alarme dispara.
Como funciona o sensor de presença pet?
Os sensores de presença infravermelhos são bastante sensíveis quando ativados, qualquer massa em movimento no ar ou aumento de temperatura é capaz de acioná-lo.
Pensando no sossego de pessoas como você, foi desenvolvido um alarme com sensor diferente dos que conhecemos até hoje. O sensor de presença PET, como o próprio nome se refere, é para áreas onde é comum o trânsito de animais.
E como o alarme diferencia um animal de um bandido?
Simples! O sistema do sensor é programado e dimensionado para ser imune a animais domésticos de até 20 quilos.
O sensor infravermelho faz a varredura do local a que foi destinado, se algum reflexo próximo ao alarme for gerado por uma massa além do peso limite, o alarme dispara.
A área de cobertura é definida de acordo com o local que quer proteger, normalmente de 8 a 12 metros, porém, só é indicada a instalação em áreas internas.
Dicas importantes para o bom desempenho do sensor de presença PET
• O sensor deve ser instalado apenas em ambientes internos;
• Não ultrapasse a altura de 2,2 metros para a instalação do sensor;
• Não coloque objetos na frente do sensor. Evite cortinas, telas, biombos ou qualquer outra coisa que bloqueie a varredura;
• Não instale o sensor em locais que ocorrem alterações bruscas de temperatura. Evite instalação próxima a equipamentos de ar-condicionado, aquecedores, ventiladores, refrigeradores, fornos ou em locais que possam gerar reflexos;
• Não exponha o sensor diretamente à luz solar;